quarta-feira, 5 de maio de 2010

Cinco de Mayo


Hoje é 5 de maio, um dia bastante celebrado no México e nos EUA. Mas o que ocorreu neste dia, que feriado é este afinal?

A Inependência do México, ao contrário do que muitos americanos pensam, não é celebrada neste dia e sim em 16/09. Ela foi obtida em 1810, mas somente foi reconhecida pela Espanha em 1821. Seguiram-se, entre outros conflitos, as guerras com o EUA (1846-48) e Guerra Civil (1858), arruinando a economia do país.

Batalha de Puebla

O Presidente Benito Juárez, então, declarou uma moratória de dois anos no pagamento da dívida externa. A resposta européia foi típica daquela época: França, Inglaterra e Espanha enviaram tropas de ocupação imediamente. As duas últimas se retiraram após negociações, mas a França tinha outros planos. O Imperador Napoleão III (sobrinho de Bonaparte) resolveu depor o governo mexicano e colocar em seu lugar o Arqueduque da Áustria, Maximiliano de Habsburgo.

As tropas francesas eram poderosas e acumulavam quase 50 anos sem derrotas. Em abril de 1862, sob a liderança de Charles de Lorencez, desembarcaram em Vera Cruz com o objetivo de tomar a capital mexicana.

O general mexicano Ignacio Zaragoza decidiu montar sua resistência em Puebla, povoado que contava com dois fortes poderosos: Loreto e Guadalupe, localizados no alto de colinas e unidos por trincheiras cavadas a mando do general. Mesmo em menor número (4.500 contra 6.500) e mais mal equipadas, as tropas mexicanas sofreram menos baixas e conseguiram resistir. Isso se deveu também a uma série de erros cometidos pelo comandante francês. No final, ele teve que bater em retirada e o relatório de Zaragoza para o Presidente do México consistiu em uma única frase: “As forças nacionais se cobriram de glória. As tropas francesas se portaram com valor e seu chefe com estupidez”.

Essa vitória, entretanto, não evitou que um ano depois os franceses conseguissem seu intento. Com o apoio de 30.000 novos combatentes, a França conseguiu alcançar a Cidade do México e colocou Maximiliano I no poder, como novo Imperador do México. Seu reinado durou de 1864 a 1867, quando foi deposto e fuzilado no paredão.

Comunidade Internacional

A Inglaterra e a Espanha não recuaram por bondade: elas perceberam as intenções expansionistas francesas e não queriam contruibuir para novas conquistas de Napoleão III.

Ao mesmo tempo, os EUA sofriam com a Guerra Civil, na qual os franceses apoiavam os confederados. Assim que a guerra civil americana terminou, Lincoln mandou apoio fundamental para que os mexicanos conseguissem expulsar os franceses definitivamente.

Cinco de Mayo

Hoje, esta data é comemorada como feriado regional, especialmente em Puebla e em localidades ao longo da fronteira com os Estados Unidos. Curiosamente, é uma data mais celebrada nos EUA do que no próprio México. Tornou-se uma espécie de “dia do orgulho mexicano”, quando se celebra com música, comidas e bebidas típicas a cultura mexicana.

Da mesma forma que ocorre com a Oktoberfest, o Ano Novo Chinês e o Dia de São Patrício, americanos de todas as origens participam dos festejos. Os interesses comerciais americanos e mexicanos tem enraizado esta data como uma grande celebração da cultura mexicana, com paradas, concertos e, é claro, um monte de quinquilharias à venda.


Nenhum comentário: