quinta-feira, 16 de julho de 2009

Inglês X Americanês

Falar inglês não está somente relacionado com o uso da gramática correta. Embora as regrinhas sejam fundamentais, para falar o idioma efetivamente, você precisa entender a cultura na qual ele é falado, ou seja, a sua dinâmica. Conhecer o padrão de comportamento, hábitos e costumes facilita muito o entendimento. Aqui estão algumas dicas importantes para usar na conversação quando estiver nos Estados Unidos ou Inglaterra, ou ao encontrar um nativo em qualquer parte do mundo.

Pontos Gerais

A maioria dos americanos fala somente o inglês: Embora seja verdade que, cada vez mais, também falem espanhol, a maioria só conhece sua língua mãe. Não espere que eles entendam a sua língua nativa.
A maioria dos Ingleses fala somente o inglês: Porém existe o interesse dos próprios antivos em falar outros idiomas, até pela localização geográfica, o país é cercado por outras nações que não utilizam o inglês como língua oficial (França, Italia, Espanha, Alemanha)

Os americanos tem dificuldade de compreender o sotaque de estrangeiros: Muitos não estão acostumados a falar com pessoas de fora. A conversa entre vocês vai precisar de muita paciência de ambos os lados.
Os ingleses tem facilidade em compreender o sotaque de estrangeiros: Eles tem também muita boa vontade em se esforçar no entendimento devido a grande diversidade de imigrantes que o País recebe, principalmente na capital inglesa onde podemos considerar que metade da população não é nativa.

Dicas de Conversação

Localização: Os americanos adoram falar sobre lugares. Quando conversam com desconhecidos, sempre perguntam de onde eles são e então fazem uma conexão com aquele lugar. Por exemplo: "Ah, eu tenho um amigo que estudou em Los Angeles. Ele diz que é um bonito lugar para se viver." A maioria dos americanos irá prontamente falar sobre suas experiências ao morar ou visitar aquela cidade ou área em particular.
Os ingleses adoram falar sobre suas origens: sempre que conhecem alguém perguntam de onde vem e sempre fazem links em relação ao lugar. Por exemplo: - Oh Brazil? Ronaldinho, Carnaval, Rio de Janeiro!

Trabalho: É muito comum a pergunta "O que você faz?". Ela não é considerada rude (como em alguns países). Este é um tópico de discussão popular entre desconhecidos.
Como todos fazem de tudo na Inglaterra, pedreiro, garçon ou camareira, são todas profisssões muito comuns e respeitadas pela maioria das pessoas, bem diferente da realidade em Países como o Brasil.


Esportes: Sim, os americanos adoram esportes, mas os esportes americanos. Quando falar sobre futebol, a maioria vai pensar em futebol americano, não o futebol paixão brasileira.
Sem dúvidas na Inglaterra a paixão é o futebol e o Brasil é de longe a maior referência. Em dias de jogos de futebol os pubs são lotados, muitas vezes com varias tv's transmitindo diferentes jogos simultaneamente, com cada imigrante torcendo por seu País de origem.

Seja cuidadoso em assuntos delicados: Os Estados Unidos são uma sociedade multi-cultural. Especialmente nos últimos anos, os americanos vêm fazendo um grande esforço para serem sensíveis às outras culturas e formas de pensar. Com frequência, assuntos delicados como raças, religiões ou crenças são evitados para que ninguém seja ofendido devido às suas diferenças. Assim, acreditam estar sendo politicamente corretos.
Justamente por ter uma grande quantidade de imigrantes de diferentes países e por na Inglaterra existir um grande respeito pela população de outras nacionalidades, assuntos como crenças, religião ou raças não são colocados em discussão.

Falando com pessoas

Use sobrenomes com desconhecidos nos EUA. Se dirija as pessoas usando pronome de tratamento (Mr, Ms, Dr) e seus sobrenomes. Ex: Mr. Brown, Ms. Smith, Dr. Edwards.
Não é frequente o uso dos pronomes de tratamento pelos Ingleses, a não ser com pessoas de cargos importantes ou superiores. Bastante semelhante ao Brasil.

Sempre use "Ms" quando se referir às mulheres americanas. É muito importante o uso do "Ms". Somente use "Mrs" quando a mulher pedir que assim o faça!
O "Mrs" ou "misses" é bastante utilizado com senhoras de mais idade ou de importantes cargos pelos ingleses.

Primeiro nome: Fora das relações formais, americanos e ingleses frequentemente preferem usar seu primeiro nome, mesmo quando lidando com pessoas de diferentes posições. Geramente eles dirão, "Me chame de Tom." e então vão esperar que você continue tratando ele assim.

Informalidade: Em geral, os americanos e ingleses preferem saudações informais e usam seu primeiro nome ou apelidos quando falam com colegas ou conhecidos.

Comportamento em Público

Americanos apertam as mãos quando se encontram. Serve tanto para homens quanto para mulheres. Outras formas de saudações como beijo no rosto, etc., não são geralmente apreciadas.
Ingleses num primeiro momento cumprimentam-se com apertos de mão. Porém nos casos de muita intimidade usam o abraço e beijo no rosto. Formas de tratamaneto como sweet. sweetheart e darling são bastante utilizadas no tratamento informal.

Americanos se olham nos olhos enquanto falam. Essa é uma maneira de mostrar que são sinceros.
Ingleses nesse aspecto são mais parecidos com os brasileiros, costumam olhar nos olhos das pessoas, porém desviar o olhar durante a conversa não é considerado falta de eduação ou respeito.


Amigos do mesmo sexo geralmente não andam de mãos dadas ou colocam os seus braços envolta do outro quando estão em público nos EUA.
Na Inglaterra, ninguém liga para para o que a maioria das pessoas pensa sobre seu comportamento, abraçam, andam de mãos dadas, falam alto e se expressam de maneira natural.

Fumar não!!: Fumar, mesmo em lugares públicos, é fortemente reprovado pela maioria dos americanos atualmente nos EUA.
Os ingleses fumam bastante, assim como bebem. Grande parte da população é fumante, porém existem bastante restrições quanto ao fumo. Fumar em estabelecimentos fechados é completamente proibido. É comum nas boates e baladas as pessoas irem para a rua fumar, mesmo com frio congelante. Fumar ao ar livre é permitido, porém jogar na rua qualquer chepa ou bituca de cigarro é terminantemente proibido, chegando a ser aplicado uma multa no valor de £80.



Texto inicial a respeito dos aspectos americanos extraído do Blog English Tips e complementado sobre os aspectos Ingleses por Deise Gueths colaboradora Wizard Blumenau.

Nenhum comentário: